Você sabe o que é o Time-to-market?
O dinheiro é um ponto crítico no desenvolvimento de um produto, mas o tempo virou um grande obstáculo nos últimos tempos. Ao desenvolver um produto, você precisa correr contra o tempo para que não fique para trás.
Vamos falar um pouco mais sobre o Time-to-market e entender como alinhar qualidade e entrega de produtos digitais.
Time-to-market: o que é e como mensurar.
O Time-to-market é uma expressão usada para calcular o tempo gasto no desenvolvimento de um produto. Ou seja, desde a formação da ideia até a hora dele chegar aos clientes.
Essa expressão está sendo cada vez mais conhecida pelas empresas. O tempo é um dos pontos mais importantes quando falamos de lançamento de produtos, e pode-se dizer que ele é tão importante quanto a qualidade do produto.
Quando a produção leva muito tempo, independente do quanto aquele produto foi divulgado, o quanto é inovador, os seus concorrentes estarão à sua frente e você sairá perdendo.
É importante que o time de marketing elabore a divulgação de forma rápida e efetiva. Ser altamente adaptável é a chave quando falamos de se destacar no mundo digital.
Como mensurar o time-to-market?
Existem diversas formas de uma empresa medir o seu time-to-market, isso porque cada empresa estabelece um início para esse período. Por exemplo, enquanto algumas empresas começam a contar quando o projeto começa a ser criado, outras só começam a contar quando o projeto é, de fato, aprovado.
A mensuração do time-to-market depende muito da complexidade do produto e da organização interna dos processos. Mas, mesmo com essas variações, o diferencial é a capacidade da empresa de otimizar o tempo em relação a sua concorrência.
E como diminuir o time-to-market da minha empresa?
Como falamos anteriormente, o tempo é um fator crítico quando falamos de desenvolvimento. Por isso diminuir o time-to-market é algo essencial para uma estratégia de desenvolvimento e lançamento de produtos.
A transformação digital é uma questão de sobrevivência
Para poder competir com as fintechs, é preciso começar a jornada para a transformação digital. Isso porque, quanto mais ultrapassados, mais serão atropelados pelas empresas novas, inovadoras e digitais.
Iniciar uma transformação digital não é algo tão simples, por isso, é importante observar algumas questões.
Modernização da Infraestrutura
É preciso modernizar a infraestrutura da empresa para aumentar o escopo e escala de dados recebidos, é preciso que tudo seja mais ágil e flexível.
Para isso, o primeiro passo é adotar o Cloud Computing, ou seja, mover a infraestrutura corporativa para a nuvem.
Assim, a empresa passará a contar com agilidade, eficiência, elasticidade e otimização de custos e muito mais.
Aplicações: novas formas de entrega e integração
Fornecer aplicativos personalizáveis, reduzir custos operacionais e melhorar a experiência do cliente, isto é a transformação digital necessária.
A ideia é usar plataformas low-code, que irão permitir um desenvolvimento mais rápido e colaborativo.
O low-code ainda tem a facilidade de ser aplicações implementadas de forma rápida, transparente e facilmente alterada, o que facilita muito a inovação e atualização dos softwares.
Relação entre o Time-to-market e a qualidade de entrega
Como a gente viu, estar a frente do seu concorrente é algo muito importante, mas precisa haver uma relação entre tempo de entrega e qualidade. Afinal de contas, não adianta entregar um produto rápido se ele não funciona direito. Quando isso acontece, as expectativas do consumidor são quebradas, gerando frustração, e o que deveria ajudar a sua empresa acaba prejudicando.
Ter uma estratégia de time-to-marketing e de qualidade de entrega é essencial. O que acaba trazendo muitos benefícios, vamos conferir os 4 principais abaixo.
Aumento da satisfação dos clientes finais
A máxima de que o cliente vem em primeiro lugar é verdade. Acontece que, sem qualidade de entrega isso é impossível. Investir na qualidade e buscar um padrão de excelência, além de atender o cliente da melhor forma possível, satisfazendo desejos e necessidades é muito importante e precisa ser uma prioridade.
Redução de custos por falhas
A baixa qualidade gera diversos custos para a empresa, como:
- retrabalho;
- descarte;
- reclamações dos clientes;
- recall;
- danos à marca.
Logo, investir na qualidade é um jeito de acabar (ou diminuir) esses problemas, fazendo com que a empresa realize operações que geram maior lucratividade.
Crescimento da competitividade no mercado
Com o aumento da competitividade, a cada 10 empresas, 6 fecham as portas antes de completar 5 anos de atividade. As organizações que não oferecem melhorias contínuas acabam se tornando menos competitivas.
Em contrapartida, as que se preocupam com a qualidade tornam seus processos mais ágeis, mais potentes e contam com funcionários mais entusiasmados e motivados.
Melhoria da imagem no mercado
Ter uma boa imagem perante o mercado pode abrir muitas portas, trazendo investidores, chamando atenção de bons profissionais, e o oposto também acontece. Então, é muito importante cuidar da imagem da sua marca.
A qualidade potencializa a imagem da sua empresa, tornando-a bem conceituada e desejada pelo consumidor.
Esses são só alguns dos benefícios de se ter uma estratégia de time-to-market e de qualidade de entrega. Mas essa preocupação e estratégia precisa permear todos os setores da sua empresa, para que os times trabalhem em sinergia.
Principais fundamentos para melhora contínua de qualidade
Para atuar com a melhora contínua de seus produtos, é preciso seguir alguns pilares, vamos falar deles agora.
Comunicação interna empresarial
Para que os seus produtos tenham qualidade, é preciso que todos os colaboradores e setores da empresa estejam em sinergia. Só assim todos vão entender o que deve ser feito, como e quando. Para isso, é necessário que haja uma boa comunicação interna.
O exemplo vem de cima, logo é importante que o líder esteja ao alcance e se comprometa com os assuntos da empresa. Para isso, conte com plataformas que facilitem a comunicação interna entre os times e colaboradores.
Busca pela melhoria contínua
Ninguém melhora do dia para a noite, por isso, a busca pela melhoria precisa ser contínua. São exercícios diários que envolvem todo o time.
Conte com ferramentas que te ajudem a planejar as melhorias, executar, checar os resultados e que informem como corrigir possíveis falhas.
Uso de tecnologias específicas
Existem aplicativos e softwares para quase tudo. Pesquise o que melhor atende às suas necessidades e do seu time. Nesse momento, a tecnologia é sua melhor amiga e você deve usar e abusar dela.
Plataformas de automação de processos podem ajudar muito, diminuindo o tempo que é gasto para fazer trabalhos rotineiros.
Como a transformação digital afeta o mercado financeiro
Já falamos aqui das Fintechs e que elas revolucionaram o mercado financeiro. São diversas empresas surgindo e trazendo inovação para um mercado que, até então, era bastante travado. Isso fez com que essas empresas ficassem populares, principalmente na geração mais nova que vive no computador e ligado ao digital.
Mas o que são as Fintechs?
A expressão Fintech veio da união das palavras em inglês ‘financial’ e ‘technology’. São empresas que usam da tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma inovadora e otimizada.
O mundo está se tornando cada vez mais tecnológico, às pessoas querem informação e clareza e transparência. Às fintechs chegaram no mercado nesse momento de mudança e estão se popularizando entre os consumidores.
São empresas, em geral, com o foco em tecnologia, especialização, inovação e otimização.
Tendências do mercado financeiro na era digital
No decorrer deste artigo, nós falamos muito sobre o time-to-market e como é importante estar a frente da concorrência e de olho no que está acontecendo no mercado. Vamos então conhecer algumas tendências do mercado financeiro quando falamos de transformação digital.
Blockchain
O Blockchain é uma estrutura para autenticação de registros em blocos, ele aumenta a proteção e previne contra ataques e crimes virtuais. Pode-se dizer que é uma das tecnologias mais relevantes no mundo digital.
Cada um desses blocos de registros estão separados por meio de uma criptografia, tornando quase impossível a alteração de uma informação, já que seria necessário mexer em todos os blocos daquela sequência.
Com ele, todas as negociações ficarão registradas para garantir a visibilidade do cliente.
Machine Learning e Deep Learning
Com essas inteligências artificiais é possível segmentar melhor as ofertas, antecipar inadimplências, melhorar análises de crédito, otimizar o dark analytics e muito mais.
O dark analytics, inclusive, encontra dados escondidos que foram usados mas que não oferecem valor. Aproveitando ao máximo os dados gerados e otimizando decisões a fim de garantir melhores ações e maior lucratividade.
A ideia é que com o reforço das tecnologias analíticas haja um aumento da inteligência de aplicações.
OCR
Essa tecnologia permite a leitura de documentos e a conversão deles para o digital. Permitindo a confiabilidade, agilidade e precisão na identificação de documentos para autenticação, reforçando, mais uma vez, a segurança dos processos.
Na OCR a tecnologia de visão computacional ‘treina’ os algoritmos com imagens, para que assim, eles sejam capazes de detectar e entender essas imagens pelos seus padrões internos.
Pode-se perceber que a transformação digital no mercado financeiro é uma tendência que está em ascensão e que continuará em alta pelos próximos anos.
Hoje em dia, essa transformação está ligada ao aumento de segurança, praticidade, agilidade e redução dos problemas do setor. Nos próximos anos, envolverá inteligência artificial, tecnologias de OCR e blockchain.
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