No último dia 5 de junho, ocorreu o OutSystems Brazil Summit em São Paulo, reunindo profissionais e líderes de tecnologias de diversas empresas para discutir as tendências e inovações em low-code.

O evento contou com a participação de importantes nomes da indústria e, nós, da Mirante Tecnologia, marcamos presença como patrocinadores oficiais. Entre palestras, painéis e apresentação de cases, a OutSystems trouxe à tona insights valiosos a partir de uma pesquisa realizada com 85 CIOs de empresas de médio e grande porte do Brasil.

O estudo revelou que 69% dos entrevistados já utilizam tecnologias low-code em suas operações, enquanto 31% expressaram interesse em adotar essa abordagem em breve. Outro dado relevante é que 54% das empresas pesquisadas têm orçamentos que ultrapassam R$ 53 milhões destinados especificamente para investimentos em low-code ainda para 2024.

Cases de sucesso

Inspirando-se em negócios que apostaram e viram resultados contundentes com a tecnologia, o destaque vai para o case da Petrobras. A área de logística da petrolífera integra toda a cadeia de negócios, desde a produção até a comercialização dos recursos e passou por uma transformação digital usando OutSystems com a parceria da Mirante.

Buscando tornar a logística um diferencial competitivo dentro da companhia, com apenas cinco profissionais desenvolvendo o projeto, foi possível criar um banco de dados único e de fácil migração caso necessário, uma ferramenta que atende duas empresas (Petrobras e Transpetro), além de uma gestão a vista e online.

Insights e tendências

Com o decorrer do dia foi possível ter uma troca valiosa entre os profissionais e o networking qualificado foi, sem dúvida, um dos pontos altos do evento. No painel “Como a combinação de IA e Low-Code está revolucionando os negócios em grande escala” o debate centralizou-se na necessidade da mudança cultural para a adoção qualificada de novas tecnologias, levando em consideração a rápida popularidade da inteligência artificial.

Para os especialistas presentes é necessário ter clareza nas necessidades para uma adoção efetiva, sem esquecer da escalabilidade e segurança. A combinação de low-code com IA é para eles a combinação ‘perfeita’, dado a rápida produção, pouca mão de obra envolvida e qualidade a entrega final a partir de uma experiência personalizada para seus clientes. Em resumo, é uma melhor e maior produção, sem que haja a necessidade do aumento de custo