O desenvolvimento low-code utilizando plataformas robustas e estruturadas tem chamado atenção pela maneira como as empresas criam e implementam aplicações. Grandes cases como Petrobras, Santander e Toyota trouxeram resultados substanciais para suas operações após o uso da tecnologia. Neste processo, a cibersegurança tem sido destaque, afinal a preocupação latente com dados, acessos e questões regulatórias tangenciam a integridade dos negócios.

Em 2024, espera-se que o gasto mundial em segurança e gerenciamento de riscos seja de aproximadamente de US$215 bilhões, um aumento de 14,3% em relação a 2023 segundo o relatório World Economic Forum. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de crescimento da força de trabalho do setor de cibersegurança entre maio de 2023 e maio de 2024, segundo dados exclusivos do LinkedIn Economic Graph. Por aqui, a fatia de profissionais trabalhando em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% no período da análise, ficando atrás apenas da Alemanha, onde o crescimento foi de 4,7%, e da Espanha, onde o aumento foi de 5,5%.

Pensando nisso, o desenvolvimento low-code traz consigo diferenciais importantes para a proteção dos negócios, listamos abaixo os cinco principais benefícios da sua utilização quanto a cybersegurança:

  1. Criptografia de Dados: Muitas plataformas low-code oferecem criptografia de dados em trânsito e em repouso por padrão. Isso significa que os dados são protegidos tanto quando estão sendo transmitidos entre sistemas, quando estão sendo armazenados. A criptografia garante que, mesmo se os dados forem interceptados ou acessados de maneira não autorizada, eles permanecerão ilegíveis e protegidos.
  2. Automação de Práticas de Segurança: Plataformas low-code podem automatizar a aplicação de políticas de segurança e gerenciamento de identidade. Isso reduz a dependência de intervenção humana e minimiza erros no curto e longo prazo.
  3. Monitoramento e Resposta a Ameaças em Tempo Real: Ferramentas de desenvolvimento low-code frequentemente incluem monitoramento em tempo real e respostas automáticas, permitindo que as empresas detectem e mitiguem incidentes de segurança rapidamente a todo tempo.
  4. Redução de Vulnerabilidades de Código: O uso de componentes pré-construídos e testados reduz significativamente o risco de introdução de vulnerabilidades no código. Diante disso, as plataformas low-code atualizam esses componentes regularmente para corrigir quaisquer falhas de segurança.
  5. Controles de Acessos: Ferramentas de desenvolvimento low-code permitem que empresas definam e limitem o acesso a diferentes partes da aplicação com base no papel do usuário, aumentando a governança e segurança de ponta a ponta dos sistemas.

O desenvolvimento low-code não apenas acelera a criação e implementação de aplicações, mas à medida que os investimentos em cibersegurança continuam a crescer, essas plataformas se posicionam como aliadas cruciais para garantir a integridade e a segurança dos negócios.

Para saber mais sobre o assunto e explorar soluções personalizadas, entre em contato com o nosso time de especialistas. Estamos prontos para ajudar a transformar sua abordagem de cibersegurança e impulsionar a eficiência dos seus processos de desenvolvimento.