Você sabe qual é a relação entre Growth Hacking e Inovação Ágil? Em uma análise inicial, esses temas podem parecer um pouco distantes. No entanto, esses conceitos estão relacionados. Muitas empresas, porém, não têm essas informações e acabam perdendo oportunidades de crescer e tornar o seu negócio mais escalável. 

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é o Growth Hacking, destacaremos a relação desses conceitos com os princípios da Inovação ágil e vamos fornecer dicas que auxiliarão a montar uma equipe completa e eficiente de Growth. Acompanhe a seguir!

O que é o Growth Hacking?

O Growth Hacking tem como objetivo aprimorar as estratégias de desenvolvimento de produto, vendas e marketing, ajudando as empresas a venderem mais e, ao mesmo tempo, aproveitando melhor os recursos disponíveis. 

O termo Growth Hacker representa exatamente isso. Tratam-se de profissionais que estão concentrados em acelerar o crescimento das empresas e otimizar o desenvolvimento de diversos produtos. 

Essa prática iniciou em 2010 no Vale do Silício, nos Estados Unidos, com Sean Ellis, o responsável por essa metodologia. Desde então, ela tem se expandido e se tornou uma referência para empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado. 

O Growth Hacking, portanto, busca encontrar metodologias analíticas, criativas e baratas para desenvolver um produto ou serviço novo. Logo, é uma excelente alternativa perante às estratégias tradicionais de marketing utilizadas pelas empresas.

Qual a relação entre Growth e Inovação Ágil?

Quando a sua empresa leva bastante tempo para lançar um produto ou serviço no mercado, as chances dos concorrentes a ultrapassarem são aumentadas. Essa questão é bastante negativa para os negócios e inclusive pode prejudicar a imagem da sua companhia no mercado.

Nesse contexto, velocidade e agilidade continuam sendo fundamentais para as empresas que desejam crescer de maneira escalável e ganhar mais autoridade. Assim, as práticas de Growth Hacking são muito úteis, pois possibilitam que a sua companhia avance rapidamente em campanhas com ótimo potencial lucrativo.

Como montar um time completo de Growth Hacking?

Montar uma equipe completa realmente não é uma tarefa fácil. Isso porque, é necessário contar com um time completo de profissionais especializados e multidisciplinares para que seja possível contar com pessoas que têm a otimização no DNA.

Por outro lado, quando se conta com profissionais especializados, eles estarão preparados para enfrentar diferentes desafios no mercado e também tendem a estar dispostos a ajudar o seu empreendimento a se desenvolver. 

Por esse motivo, na sequência do post destacaremos quais são os profissionais que devem estar na equipe de Growth e a importância de cada colaborador para o seu negócio. 

Gerente de produto

Trata-se de um dos profissionais mais importantes da sua equipe. Isso porque, o gerente de produto será o responsável por acompanhar e coordenar o desenvolvimento de diferentes projetos na sua empresa. Desse modo, ele conhecerá o andamento de diferentes produtos e saberá como garantir o melhor desempenho possível de cada produto.

Design de produto

Também é muito importante desenvolver um design de produto amigável e atrativo para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Quando isso acontece, mais pessoas tendem a ter uma imagem positiva do seu negócio. Dessa maneira, são maiores as chances das pessoas voltarem a comprar ou mesmo recomendá-la aos amigos. 

Especialistas de marketing

Os especialistas de marketing também são fundamentais na equipe. Isso porque, eles ajudarão a desenvolver estratégias inovadoras que ajudarão a divulgar os seus produtos ou serviços da melhor forma possível. Além disso, ajudarão a sua marca a estabelecer uma comunicação direcionada aos clientes, o que contribuirá para a sua organização atrair mais consumidores e vender mais.

Análise de dados 

As empresas trabalham com um volume cada vez maior de dados. Eles incluem, por exemplo, dados de engajamento das mídias sociais, tráfego na web, números de vendas efetuadas em um determinado período, etc. Vale destacar que todos esses indicadores fornecem informações relevantes sobre a situação do seu negócio.

Nesse contexto, a análise de dados é fundamental. Ao contar com profissionais especializados em data analysis, a sua empresa poderá adotar estratégias adequadas ou mesmo desenvolver planos de ações para favorecer o alcance dos objetivos organizacionais.

Engenheiro de software

Esse profissional vai trabalhar no desenvolvimento de programas, buscando inovação e maior agilidade para garantir a produtividade dos setores do seu negócio. 

Assim, além de criar e testar novos projetos, ele ficará responsável por realizar a atualização e otimização deles, buscando encontrar pontos de melhoria que podem ajudar a melhorar o desempenho. Logo, podem atuar no desenvolvimento de aplicativos, sistemas específicos e até protótipos funcionais. 

Por fim, o Growth Hacking e Inovação Ágil são conceitos fundamentais para o crescimento das empresas no mercado. Isso porque, por meio dessas práticas, torna-se possível desenvolver soluções únicas no mercado e que favorecem o rápido crescimento da companhia. 

Para que isso aconteça é necessário contar com um time completo de profissionais especializados, pois eles estarão preparados para ajudar o seu negócio a se desenvolver. 

Agora, que já sabe a relação entre Growth Hacking e Inovação Ágil, confira este conteúdo para entender o que é o Scrum e ver como funciona essa importante metodologia.