Por Priscilla Teles
Quem acompanha o mercado de tecnologia, sabe como é difícil encontrar profissionais qualificados para as vagas que surgem diariamente. Com a evolução das plataformas Low-Code, baseadas em GUI (Graphical User Interface), ganhou-se velocidade na entrega da tecnologia para as necessidades de negócios e, como todos sabem, na Era da Transformação Digital, time to market é um fator competitivo.
Como funciona o Low-Code?
É uma forma visual e rápida de desenvolver aplicativos. Basicamente é um ambiente gráfico que democratiza a tecnologia, permitindo que pessoas com alto conhecimento de negócio e básico de tecnologia criem soluções sem a necessidade de programação.
Os recursos disponíveis são:
- Interfaces de arrastar e soltar -> fácil, intuitivo e com pouca codificação
- Modelagem visual -> onde é possível ver, antes de implementar, como ficará o produto final
- Segurança e escalabilidade -> diminui os possíveis problemas que surgem quando se apresenta um novo aplicativo, através de integração contínua e velocidade em escalar operações
Quais as vantagens do Low-Code?
A implementação do uso proporciona:
- Economia de tempo
- Redução de custos
- Flexibilidade e soluções personalizadas
- Agilidade nos processos de negócio
- Possibilidade de mais pessoas poderem contribuir para o desenvolvimento do negócio
Ou seja, otimização de tempo, custo, equipe e qualidade de serviço que as empresas buscam.
Os profissionais de TI deixarão de ser necessários?
Não! Não é necessário que o profissional seja um especialista para desenvolver o trabalho, mas não significa que qualquer pessoa poderá desenvolver uma APP. Na verdade, o profissional precisa ter o conhecimento básico de programação e banco de dados.
Além disso, o Low-Code é como se fosse uma “mãozinha” para que o profissional possa focar em projetos mais complexos, assim aumentando os benefícios de produtividade, agilidade e foco nos clientes finais.
Outsystems
É líder de mercado das plataformas Low-Code e parceira da Mirante.
Desenvolvida para ser facilmente integrada a ambientes já existentes, permite fazer integrações com linguagens como C#, Java, CSS ou Javascript, disponibilizando as ferramentas como Service Studio — para gestão do backend — e LifeTime — para criação de versões durante o desenvolvimento.
Presente x Futuro
Definitivamente o presente! E mais que isso, é uma evolução nos processos de Desenvolvimento e Programação em larga escala com qualidade e velocidade. É preciso atender os clientes com excelência, sem deixar de lado a solução para as dores deles e num curto período que gere mais resultados.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as plataformas Low-Code, converse com a Mirante Tecnologia aqui e alavanque o seu negócio.