Por Marina Araújo
O Scrum, de forma resumida, é uma ferramenta voltada para a gestão ágil de projetos e atividades. Com essa metodologia, projetos são divididos em ciclos de atividades. Esses ciclos são compostos de reuniões constantes que visam o alinhamento da equipe e a melhora dos processos. O grande objetivo do método Scrum é desenvolver grandes projetos de forma ágil, continuada, livre e com menos dificuldades.
Ao dividir os projetos em vários ciclos e realizar o acompanhamento de cada etapa de perto, a equipe adepta ao Scrum é capaz de fazer uma planejamento continuado. Além disso, é possível propor mudanças de forma menos engessada e mais ágil.
Um dos idealizadores da metodologia de softwares, Scrum, foi Jeff Sutherland. O criador diz que o método foi inspirado em sua experiência como piloto, onde toda vez eles necessitava de fazer ajustes para adequar o pouso da aeronave à situação que se encontrava. Veja abaixo o vídeo onde ele explica sobre sua inspiração.
Diferença entre Metodologia Ágil e Scrum
Além disso, é importante ressaltar que metodologia Ágil e Scrum são termos diferentes e, portanto, têm significados distintos. A metodologia Ágil é baseada no Manifesto Ágil, uma série de princípios e valores traçados para o desenvolvimento sustentável de softwares. Já o Scrum trata-se de uma ferramenta, usada para auxiliar na implementação da metodologia Ágil.
Termos técnicos
Para entender como funciona a ferramenta Scrum, preparamos um breve glossário de termos técnicos. Esses termos são essenciais nessa metodologia e fazem parte do dia a dia da equipe que trabalha com Scrum.
- Sprint: é a denominação dada para os ciclos de cada projeto.
- Product Backlog: trata-se do conjunto de objetivos do projeto. No caso de desenvolvimento de software, o Product Backlog é aglomerado de funcionalidades a serem desenvolvidas.
- Sprint Planning Meeting: denominação para as reuniões que acontecem no início de cada sprint. O objetivo do Sprint Planning Meeting é planejar e definir prioridades para cada item do Product Backlog.
- Sprint Backlog: é o nome de cada tarefa específica que será realizada a cada sprint.
- Daily Scrum: reunião diária de acompanhamento do projeto. Momento onde toda a equipe se reúne para discutir o andamento das atividades, identificar problemas e propor soluções. O ideal é que sejam reuniões rápida, objetivos e efetivas.
- Sprint Review Meeting: reunião que acontece ao final de cada sprint. Momento em que são mostrados os resultados daquele sprint para que todos possam seguir para o próximo ciclo.
Papéis fundamentais
Além dos termos técnicos, é fundamental compreender o significado e importância de cada agente envolvido no processo. Confira abaixo alguns dos papéis indispensáveis na prática do Scrum.
- Product Owner
Esse é o profissional responsável por conduzir o processo do software (produto). O Product Owner é quem deve ter o maior conhecimento sobre o problema do cliente. Dessa forma, também é quem deve propor soluções e traduzi-las para para o escopo do produto (Product Backlog).
É função do Product Owner fazer o acompanhamento do processo junto ao cliente, além de manter-se alinhado com o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento.
- Scrum Master
O Scrum Master não é, necessariamente, um Gerente de Projetos. Dentro Scrum, ele desempenha um papel de Líder da Equipe e Facilitador. Além de resolver problemas do projeto no dia a dia, o Scrum Master presta apoio ao resto da equipe e garante as condições ideais para que todos possam executar suas tarefas.
Além disso, o Scrum Master contribui para o entendimento do framework e garante sua execução. Por isso, esse profissional também pode ser considerado um Especialista.
- Time de Desenvolvimento
O Time de Desenvolvimento é quem executa a parte técnica do Scrum. São os principais responsáveis pelo desenvolvimento do software e são formados por diferentes perfis. A composição do Time de Desenvolvimento vai depender da empresa e da demanda. Pode ser formados por Programadores, Analistas, Testadores, entre outros profissionais de TI e de outras áreas. O ideal para um Time de Desenvolvimento é que seja formado por perfis multidisciplinares.
Como funciona
Agora que você está familiarizado com os termos técnicos e com os agentes envolvidos, vamos falar sobre como funciona na prática a ferramenta Scrum.
No início de todo processo de Scrum é realizado um Sprint Planning Meeting, que se trata de uma reunião de planejamento do Sprint que está por vir. Nessa reunião, o Product Owner define prioridades a partir do Product Backlog. Diante as tarefas escolinhas, o Time de Desenvolvimento seleciona quais irão desenvolver naquele sprint. As atividades escolhidas são colocadas no Sprint Backlog e dessa forma um novo Sprint se inicia.
Todos os dias de um Sprint (ciclo) é feita um Daily Scrum. O Daily Scrum é a reunião diária com objetivo de acompanhar o processo, alinhar as atividades, identificar problemas e propor soluções. O ideal é que o Daily Scrum seja uma reunião rápida e objetiva.
A duração de um Sprint é indefinida e pode se estender conforme as atividades no Sprint Backlog vão sendo cumpridas. Ao final de um Sprint, a equipe faz a Sprint Review Meeting. Nessa reunião, são apresentadas todas as atividades realizadas para que possa ser realizado um novo Sprint. Dessa forma, inicia-se um novo ciclo.
Aprenda cada vez mais sobre a metodologia Scrum! O mercado de trabalho disponibiliza várias vagas de TI para profissionais familiarizados com essa ferramenta.